Pirâmide Alimentar para gestantes

Posted Posted by Daniela Sousa in , , Comments 0 comentários

A gestação é uma fase de grandes alterações fisiológicas e por isso esta fase requer mudanças no aspecto nutricional. Para atender as demandas desse estágio da vida é necessário alterações nos níveis de macro e micronutrientes. Infelizmente na literatura não constava um guia específico para gestantes, mas Franklin Demétrio (2010), conseguiu desenvolver uma estratégia que pode se mostrar muito eficaz na questão alimentar e nutricional desse grupo. Ele desenvolveu um modelo de guia no formato de pirâmide alimentar baseada nas diretrizes para a promoção de sistemas alimentares saudáveis. A pirâmide serve como guia alimentar para gestantes eutróficas, com idades entre 19 e 30 anos om atividade física leve. 

A pirâmide traz as porções diárias de acordo com cada grupo de alimentos divididos em períodos: 1º trimestre e 2º e 3º trimestre.  



Essa Pirâmide alimentar pode ajudar profissionais da nutrição a planejar melhor a alimentação da mulher no período gestacional. Vale ressaltar que este é apenas um guia baseado em mulheres eutróficas. Portanto, métodos individualizados são sempre a melhor escolha.


Acesse: Artigo original

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!